top of page

Filipe Duarte Actor

No Vidas E Obras e no meu trabalho desde o início como entrevistador. É promover o trabalho de quem eu gosto, e que acredito que nos pode transmitir algo, nos pode ensinar algo e ajudar a que sejamos melhores, e que contribua ou ajude a contribuir para um mundo melhor, ou que o nosso espaço, local onde vivemos, e país seja melhor. Ora em 2017 contactei o Filipe Duarte que era Actor. Um dos melhores actores que vi até hoje, com um trabalho absolutamente extraordinário. Infelizmente devido a problemas do meu computador fiquei sem o seu e-mail, contudo ele aceitou responder às perguntas, e ainda tinha esperança que acontecesse. Não aconteceu, isso agora não importa. Importa sim que me fez feliz ao ver a sua personagem no filme A Outra Margem, A Costa Dos Murmúrios, e Os Imortais, Barcelona Cidade Neutral, trabalhos que tinha incluído em algumas perguntas que lhe fiz. Também adorei o seu trabalho no Filme Variações e na série Uma Visão Diferente, uma série Espanhola. Aprendi imenso com ele em Séries A Ferreirinha, A Febre Do Ouro Negro. Como também gostei da sua participação neste vídeo Por uma Nova Lei de Protecção dos Animais em Portugal. Como mentor dum Projecto De Vidas E Obras o meu intuíto era que mais pessoas conhecessem a sua Obra, entre estas obras e outras como também o seu percurso no teatro. Todas estas séries em que participou que abordam a nossa história, que abordam períodos muito duros e importantes queria que fossem abordados. Porque são trabalhos preciosos e que muita gente desconhece e fica-se só pela ideia de que fazia novelas e não o conheciam de outros trabalhos. Infelizmente não me foi possível obter o seu testemunho, contudo o seu trabalho é extraordinário e são tantos e tão bons e que devem mesmo ser vistos como também o seu papel como Zé Do Telhado na série João Semana. São várias participações suas em curtas metragens. Tem uma longa e extensa obra, e riquíssima, e perdê-lo é duma tristeza incrível e enorme. Temos muito que aprender com a sua dedicação e com a sua obra. E estou esperançoso que vejam a sua obra que a procurem, e que não se fiquem só por o fazia novelas, por isso não o conheço. Enquanto pensava no que podia escrever sobre o Filipe, eu que não o conhecia pessoalmente, nem tive a felicidade de poder promover o seu trabalho através das suas respostas, li vários e vários comentários de pessoas que não conheciam a sua Obra. É triste, e é pena que tenha de ser nesta altura depois da sua morte que venham a conhecer a sua obra. Quanto a mim aqui referi alguns dos seus trabalhos, mas podem procurar também o filme 4 Copas, Cinzento E Negro. Acredito que algumas séries estejam disponíveis nas diversas plataformas da RTP, os canais TVCine poderão passar alguns dos seus filmes e ou a TVI, ou outros canais e plataformas audiovisuais que transmitem filmes, séries, curtas. Sinto-me muito triste com a partida precoce do Actor Filipe Duarte e para mim é uma tremenda perda para a nossa arte e cultura. Um bem-haja e os meus sentimentos para amigos e familiares.

Texto Escrito por: Pedro Marques

Recent Posts 
bottom of page