top of page

Entrevista a Daniela Freitas – Danny Sobre Rodas



 

Quando criou o seu Instagram, em Outubro De 2022, referiu que o seu sonho era desmistificar a Paralisia Cerebral. Como tem sido a luta por essa desmistificação? Que barreiras tem encontrado para uma total desmitificação da paralisia cerebral? 


Este projecto já tinha ideias de ser iniciado em 2019, por portas e travessas, teve que ser adiado este meu sonho digamos assim! Encorajei-me e coloquei "mãos à obra" a 24 de Outubro de 2022, com o intuito de mostrar a pessoas sem informação que afinal uma pessoa com PC (Paralisia Cerebral) afinal não está sempre em casa, nem fica à espera que lhe caiam as coisas no colo, falando na gíria do Português. Foi assim que três dias depois com alguma divulgação da minha parte, já contava com 300 pessoas a seguirem o meu trabalho, e com isso dia 31 de Outubro estava na SIC no Programa Júlia a contar a minha história de vida, juntamente com a minha mãe. E assim tem sido esta jornada de desmistificação de paralisia cerebral, tentar que as pessoas percebam que nós que apenas usamos um equipamento de apoio, também conseguimos fazer muitas outras coisas mesmo estando diariamente numa cadeira de rodas.


Publicou no Instagram “Inclusão Para Todos”. De que forma é possível haver inclusão para todos, numa sociedade que cria muitos entraves a essa mesma inclusão? 


Eu falo exclusivamente no meu ponto de vista, eu penso que o facto de andarmos a "reclamar" rampas em sítios que devia ter e não tem, elevadores avariados, sítios com rampas de "só para dizer que tem" só há uma forma de haver inclusão: reclamando tudo o que achamos que deve ser inclusivo e não é. Até mesmo as pessoas que não têm qualquer deficiência, um dia mais tarde podem vir a precisar daquela mesma rampa e não a têm porque quando podiam, não a reclamaram. Inclusão para todos é ir a um lugar sem ter a preocupação se é ou não acessível!


Publicou no Instagram “Produtos de apoio”. De que forma é que pode haver respeito e consideração pelas pessoas e produtos de apoio? 


Coloquei esse post de produtos de apoio, com o intuito de informar alguns produtos de apoio que podemos nós pessoas com mobilidade reduzida usa, desengane-se quem pensa que ter mobilidade reduzida é só e apenas usar uma cadeira de rodas manual ou monitorizada.


Escreveu no Instagram “Como Falar Com Um PCD?” Para si, o que é que ainda falta para se acabar com a forma infantilizada como falam com as pessoas com deficiência? 


Isso ainda hoje acontece bastante. Tenho plena certeza que infantilização em relação a pessoas com deficiência, ainda vai haver muito trabalho a fazer. Mas dou um exemplo muito fácil: Quando virem alguém com mobilidade reduzida num restaurante com outra pessoa, em vez de perguntarem à pessoa que está acompanhar o que é que a pessoa com deficiência vai querer, perguntem directamente. Claro salvo raras excepções, mas na maioria dos casos, pessoas com deficiência sabem e conseguem perfeitamente verbalizar o seu próprio pedido!


Escreveu no Instagram “Falemos de inclusão?” O que é para si “Inclusão Social”? 


Esta aqui é muito fácil de responder. Inclusão Social para mim enquanto Cidadã, é simplesmente incluírem todas as pessoas na Sociedade, sejam elas com deficiência, de diferentes nacionalidades. Hoje em dia incluir alguém diferente, seja ele a nível motor, seja ele a nível linguístico, e outras coisas mais que agora não me ocorrem, é muito complicado fazê-lo e não deveria ser! Nem sequer tema deveria ser.


Escreveu no Instagram “Mulher Tu És Uma Inspiração - DIA 08 DE MARÇO DIA DA MULHER!” Que importância tem para si o Dia da Mulher e a sua luta como mulher e mulher com deficiência? E que influência têm tido as Mulheres que mencionou na sua vida e na sua luta pelo respeito, inclusão, igualdade? 


A Mulher devia a meu ver ser celebrada todos os dias, porque somos mesmo uma força da Natureza! Com a força das mulheres da minha vida (uma infelizmente já faleceu, a minha avó materna) mas sabia deste meu sonho de querer criar o meu cantinho, e deu-me toda a força, e outra foi a minha mãe que hoje em dia me dá toda a força! Por isso irei sempre celebrar a mulher que irá sempre ser uma inspiração.


Quais são os seus sonhos para Portugal? 


Poder sair à rua, sem ter que pensar se é ou não acessível. Se as outras pessoas podem, porquê que eu não posso? Desde já Pedro, agradeço o convite para a Entrevista, estou imensamente grata!

 


Obrigado pelo seu tempo, votos de bom trabalho.

 

Projecto Vidas e Obras

Entrevista: Pedro Marques

Correcção: Jú Matias

 

Recent Posts 
bottom of page